As filmagens do longa-metragem “Quatro meninas”, dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, que traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885 estão em andamento no Rio. O filme é produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, Karen Suzane da Filtro Filmes, coprodução Holanda (PRPL Film), Telecine e Canal Brasil.
Selecionado pela Fundação Hubert Bals para Desenvolvimento (2022) e Produção pelo programa BoostNL Roterdam 2023.
O longa-metragem “Quatro meninas”, dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885. O filme é produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, Karen Suzane da Filtro Filmes, coprodução Holanda (PRPL Film), Telecine e Canal Brasil.
Selecionado pela Fundação Hubert Bals para Desenvolvimento (2022) e Produção pelo programa BoostNL Roterdam 2023.
As locações do filme são no Alto da Boa Vista, na Ilha de Guaratiba e na Glória.
Encarregadas dos cuidados pessoais de quatro estudantes em um internato no interior, elas sobrevivem às suas circunstâncias sonhando com a liberdade. Quando um romance impensado põe a vida de Lena em perigo, os sonhos de fuga tornam-se necessidade, e as quatro meninas
decidem fugir. Para sua surpresa, suas sinhás descobrem o plano - e exigem ir junto.
Encontrando abrigo em um casarão abandonado, o grupo enfrenta desafios de convivência. Livres das estruturas de poder tradicionais, as moças negras experimentam o poder, o amor e a possibilidade de sonhar com o futuro, enquanto as brancas resistem a aprender a ajudar nas
tarefas domésticas, cuidar de si mesmas e encarar seus erros. Quando uma velha ameaça ressurge, no entanto, todas precisam se unir para sobreviver.